Atualmente, as micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, representando 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas. Já pensou quantas famílias dependem desses empresários?
Além disso, é aquela padaria da esquina, o mercadinho do bairro, a borracharia e uma infinidade de outros produtos e serviços sempre perto de casa, como a Cerâmica Shimazu. O pequeno negócio faz parte da vida dos cidadãos, facilitando a rotina diária das pessoas de forma prática e simples.
Existem mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas em todo o Brasil, além de seis milhões de microempreendedores individuais e 5 milhões de produtores rurais. Juntos, são eles que mais geram empregos no Brasil. O dinheiro empregado na compra fica no seu bairro, na sua cidade, na sua região, criando mais empregos e distribuindo melhor a renda. Além disso, comprar na vizinhança gera menos deslocamentos pela cidade, menos trânsito e menos poluição ambiental, ou seja, mais qualidade de vida para as pessoas.
O pequeno negócio movimenta o comércio local e promove o desenvolvimento social. Ao comprar da pequena empresa, o consumidor ajuda os pequenos negócios a se fortalecerem. Isso estimula a empresa a inovar, a melhorar o seu desempenho, a diversificar a oferta de produtos e serviços e atender melhor o cliente.