Depois de um longo dia de trabalho, o que você quer? Chegar em casa e descansar! No final de semana, o maior desejo de um trabalhador exausto é ter paz em casa, para repôr as energias.
Mas e se o vizinho é barulhento? E se o cachorro da casa ao lado não para de latir, a criançada de gritar, o som estiver alto demais… O problema é maior quando as casas são geminadas, ou seja, casas que são ligadas umas às outras, geralmente separadas por uma parede, mas que fazem parte do mesmo projeto de construção. É fácil identificá-las pelo telhado: as casas são separadas, mas o telhado é conjunto.
A construção de casas geminadas é uma prática comum pela redução substancial de custos na construção. Porém, se não for bem planejada, esse tipo de investimento pode ser sinônimo de muitos problemas. O barulho é o principal deles.
Para evitar tudo isso, uma dica que vale ouro: na hora de construir, opte pelas lajotas de cerâmica, que proporcionam isolamento acústico muito superior aos blocos de concreto. Escolhendo o material certo, você economiza na obra, garante sua privacidade e o sossego dos vizinhos.